Motocicletas, sedução e perigo

Máquinas cada vez mais belas, velozes e potentes, seduzem o consumidor e ganham espaço no mercado,as motocicletas. Seja, no trânsito caótico dos grandes  centros ou  nas pacatas cidades do interior, o fato é que elas nunca estiveram tão em alta.
O preço convidativo, aliado à praticidade, à economia de combustível, de tempo e espaço, fazem da motocicleta um produto atrativo para o consumidor. Mas, engana-se quem espera só beneficios, dessas belas e poderosas máquinas. Elas já são as campeãs de acidentes de trânsito no Brasil.
Um estudo inédito sobre a violência no trânsito, realizado pelo Instituto Sangari, revelou que o Brasil é o segundo país do mundo, em vítimas fatais, nos acidentes envolvendo motocicletas. Com um total de 7,1 óbitos, por cada 100 mil habitantes. Entre as vítimas, 75% são homens e 40% têm entre 21 e 35 anos. Apenas no Paraguai, os óbitos são maiores, com 7,5 óbitos por 100 mil habitantes.
Infelizmente, os fabricantes de motocicletas parecem alheios à realidade e pouco interessados em estatísticas de acidentes de trânsito. Interessam-se mesmo, é com o aumento das vendas de seus produtos. Tanto, que a frota de motocicletas em circulação no Brasil, cresceu nada menos que 246%, na última década, atingindo 18,5 milhões de unidades.
A responsabilidade social de quem vende um produto, deveria sem a mesma de quem usa. Mas, não é assim. Quando vendem seus produtos, os fabricantes ´´ vendem a imagem do que é bom e belo´´. Jamais, preocupam-se em alertar o consumidor, sobre a segurança do que vendem.
A responsabilidade social está relacionada ao compromisso e respeito com a sociedade. Infelizmente, somente, começa-se a pensar em medidas preventivas, depois que muitas vidas se vão.

A prevenção é a última medida a ser seguida. Em primeiro lugar, vem o lucro; depois, a vida.

Texto: Sandra Régia Alves
Imagem: Internet.

img_031_especiais

Em qualquer parte do mundo, as pessoas cometem imprudências no trãnsito. Cinco passageiros coreanos são transportados numa motocicleta, projetada para apenas dois passageiros. E sem qualquer equipamento de segurança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s